22.4.10

O QUE É FÉ?

Meus amigos,tendo recebido essa pergunta no curso de passe que estou participando, inicialmente observei várias respostas acerca dessa temática tão aceita por todos presentes mas pouco compreendida dentro da conceituação de FÉ segundo a doutrina ESPIRITA. Pois havia um certo desconnhecimento acerca até dos postulados espiritas.
inicialmente podemos dizer que as religiões surguirão para explicar a origem das coisas e do proprio homem pela Cosmogonia presente em seus livros e relatos verbais.
contudo o homem não tinha comprovação cientifica,lógica do que os religiosos afirmavam.Então os religiosos para da cidadania diziam que aquelas palavras vinham diretamente da boca de DEUS e tinham que ser aceitas com FÉ,a pessoa tinha que CRER sem justificativa, daí surge o DOGMA religioso.
Então ter FÉ era ACREDITAR muitas vezes no que dizia o senso comum que se repetia das bocas das pessoas.Mas as pessoas sempre guardavam dentro de si uma DÚVIDA ou vária delas e que diante dos desafios e dos problemas e aquela crença não resolvia os seus problemas elas as abandonava a sua FÉ.
Essa era a FÉ CEGA que ainda hoje serve a muitos ignorantes,mas com o crescimento da ciência e tecnologia lançou abaixo muitas fés cistães provando fenómenos antes incomprrendidos.
O Homem deixou de ser um homem de crenças para ser um homem de CONVICÇÃO por que sabe verdadeiramente! o que levou a Kardec a dizer: "Uma FÉ inabalável é aquela que pode encarar a ciência face a face em qualquer época da humanidade".
A FÉ é um sentimento que se agiganta dentro de nós mediante a convicção e a lógica cientifica.
O que não podemos é mudar o significado das palavras para agradar os ignorantes,se as pessoas tem suas fobias,temores e receios e não querem evoluir é direito delas,mas querer cumplicidade no erro é que não deve!

Nenhum comentário: